Páginas

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Mídia Campinense: por uma agenda positiva







Quem acompanha o noticiário paraibano e campinense já se acostumou – ou não – com o que o senador Cássio Cunha Lima batizou de “rame rame”.

Grande parte de nossa programação jornalística, independente do veículo, está tomada há anos pela infrutífera discussão e análise sobre a movimentação dos bastidores da política na Paraíba e em Campina Grande.

Discute-se apoios, cargos, erros e acertos dos governantes e seus opositores. Discute-se sobre interpretações, ilações e adivinhações de políticos, jornalistas e analistas do cenário político-eleitoral paraibano contemporâneo.

Independente de entrar no mérito da pertinência dessa discussão, a Associação Comercial de Campina Grande, com o apoio de diversas outras instituições de grande importância para a economia campinense, lançou na última semana a promoção “COMPRE AQUI”, que tem como principal objetivo incentivar os nossos consumidores a preferirem Campina Grande quando de suas compras ou contratação de serviços, ao invés de comprar pela internet, em viagens ou através de pessoas que trazem produtos de outras cidades, regiões ou países.

Mas há, por trás da promoção, uma iniciativa da ACCG que pode ter efeitos muito mais positivos do que simplesmente a veiculação das peças publicitárias desenvolvidas para a campanha, que é a provocação de uma agenda positiva e, principalmente, efetiva em relação ao debate permanente sobre Campina Grande, seu presente e seu futuro, a exemplo do que também tem feito o movimento encabeçado pelo Instituto Cresce Campina, que muito tem contribuído para o pensamento estratégico local.

Mais do que incentivar o consumidor, a Associação Comercial busca, com essa campanha, incentivar a pauta jornalística de Campina Grande, provocando a discussão sobre as vantagens e desvantagens de se prestigiar o mercado local no momento de uma compra ou contratação.

A exemplo do que diz o spot produzido e distribuído com todas as emissoras de rádio da cidade, a ACCG quer mostrar que todo mundo ganha quando o consumidor escolhe comprar em Campina. Ganha o empresário, que melhora suas condições de investimentos, ganha o fornecedor contratado para viabilizar esses investimentos, ganha o colaborador, que garante o seu emprego, ganha o consumidor, que usufrui dos investimentos e do melhor atendimento, ganha o poder público, que arrecada mais impostos e ganha, inclusive, o mercado de comunicação local, já que os investimentos em publicidade das empresas daqui são todos realizados, obviamente, aqui, ao invés, por exemplo de um site de vendas na internet, que jamais investirá um centavo em uma emissora de TV ou de rádio de Campina Grande.

É essa discussão que precisamos colocar em prática, substituindo, pelo menos em parte, o “rame rame” político, que não ajuda ninguém (a não ser uma pequena parte da mídia com interesses bem diversos do bem estar comum) pelo debate sobre assuntos que efetivamente podem contribuir para manter e melhorar as condições de crescimento de Campina Grande e região, beneficiando, sobretudo, aos mais diversos segmentos da economia local.

O que é bom para todos, é bom para cada um.

Nenhum comentário: