Páginas

terça-feira, junho 18, 2013

Por que Protestas?



Mas, afinal, povo brasileiro, por que protestas?

Será que é porque há seis anos o então presidente Lula nos convenceu que a Copa do Mundo viria acompanhada de melhoria das condições de vida dos moradores das cidades-sede e o que se vê hoje são estádios luxuosos encrustados em cidades com problemas ainda maiores do que naquela época?

Será que é porque Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, nos disse durante a campanha para atrair a Copa que não haveria um tostão de dinheiro público na construção dos estádios e, no final, todos eles consumiram bilhões de reais dos nossos impostos em obras superfaturadas que enriqueceram ainda mais os empreiteiros que elegeram Lula e Dilma?

Será que é porque a FIFA se tornou sócia-majoritária do Brasil, mudando leis como bem entende, impedindo o livre trânsito do nossos cidadãos e lucrando outros bilhões às custas de milhares de idiotas que se submetem a trabalhar em troca de comida e roupa?

Será que é porque mesmo para os estados onde não há sedes da Copa o governo destinou milhões de reais para reformas e recuperação de estádios, como uma forma de calar a boca dos governantes desses estados?

Será que é porque o governo cumpriu rigorosamente o cronograma das obras dos estádios e os construiu com “padrão FIFA” de qualidade, enquanto a transposição do São Francisco está parada há meses por falhas de projeto e de construção, inclusive com alguns trechos construídos já apresentando problemas estruturais?

Será que é porque por ter dado prioridade à Copa o governo abandonou o povo do Nordeste à própria sorte durante a maior seca das últimas décadas, aumentando ainda mais a miséria e MATANDO mais de 11 milhões de animais?

Será que é porque o presidente anterior aparelhou completamente a máquina estatal com os militantes de seu partido – e aliados – e enfiou goela abaixo do povo uma candidata sem qualquer história política ou competência, utilizando de todas as armas e estratégias para enganar o povo carente e ignorante?

Será que é porque o Senado Federal tem na sua presidência um político que já renunciou ao mesmo cargo em 2007 por ter pago as contas de uma amante com dinheiro de uma empreiteira, que foi o ÚNICO defensor de Fernando Collor durante seu impeachment e que atualmente responde a processos por peculato, falsidade ideológica e falsificação de documentos?

Será que é porque a Câmara dos Deputados é presidida por um notório representante das oligarquias nordestinas e que também responde a processos por improbidade e enriquecimento ilícito?

Será que é porque nesse mesmo congresso estão em pleno exercício de seus mandatos os deputados João Paulo Cunha, José Genoíno, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry, CONDENADOS pelo escândalo do Mensalão?

Será que é porque a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados é presidida por um deputado que já chegou a fazer declarações extremamente preconceituosas e desrespeitosas contra, entre outros, mulheres, artistas, negros e homossexuais?

Será que é porque o ex-presidente Lula está envolvido, entre outros, em um escândalo envolvendo mal uso de dinheiro público e tráfico de influência cometidos por uma alta servidora de seu governo que seria, também, sua amante?

Será que é porque o partido que governa o Brasil há mais de dez anos deixou a Saúde chegar a uma situação caótica e agora fala em trazer médicos de Cuba para tratar os doentes pobres das zonas mais afastadas dos grandes centros, sem qualquer teste de conhecimento, período de adaptação ou estruturação dos postos de trabalho?

Será que é porque o Brasil não consegue ter uma política eficiente de atenção básica à saúde da mulher e nem consegue fiscalizar as milhares de clínicas ilegais de aborto espalhadas por todo o país e por isso está querendo legalizar a matança de fetos humanos?

Será que é porque o Brasil tem um sistema judiciário falho e tardio, não tem presídios suficientes para os criminosos e a solução que encontrou para isso foi modificar a legislação para prender menos pessoas?

Será que é porque o Brasil condenou uma geração inteira a viver de esmolas, na forma de bolsas sociais que não têm nenhuma saída para quem busca uma vida digna e produtiva?

Será que é porque o pacto federativo brasileiro virou uma piada de mal gosto, onde o governo oferece benesses a setores da economia em dificuldades geradas principalmente pelo alto custo do país retirando impostos que seriam utilizados para financiar os estados e prefeituras?

Será que é porque o Brasil tem um sistema de educação falido, com um déficit de mais de 100 bilhões por ano em investimentos no setor?

Será que é porque o governo optou por diminuir a qualidade do ensino público superior para aumentar o número de vagas e agora usa o dinheiro que deveria ser investido na universidade pública para pagar cursos de alunos carentes em faculdades particulares?

Será que é porque o governo abandonou a infraestrutura brasileira nos últimos dez anos e agora tenta se livrar da responsabilidade privatizando as mais importantes estradas, portos e aeroportos do Brasil?

Será que é porque a corrupção institucionalizada e a péssima administração federal faz com que o Brasil tenha tido nos últimos anos, de longe, o pior desempenho em todos os quesitos entre os países emergentes na economia mundial?


Será que é porque o sistema de transporte público do Brasil é um dos mais ineficientes e, ao mesmo tempo, um dos mais caros de todo o mundo?

Será que é porque os números da violência urbana no Brasil ultrapassam os números de todas as guerras em andamento no mundo atualmente?

Será que é porque o governo utiliza o seu poder econômico para calar ou controlar a imprensa e, pior, para incentivar a postura manipuladora dos maiores conglomerados de mídia brasileiros?

Será?

Por que será?

Nenhum comentário: