domingo, janeiro 06, 2013

ISTO NÃO É UMA SINOPSE DE UM FILME DE FICÇÃO!

Fonte: Internet


Eles possuem o escritório de advocacia mais influente do país: Machado Meyer Sendacz Opice Advogados.

Seus jovens sócios, mulheres e homens com menos de 40 anos que se acham os donos de São Paulo e ostentam salários mensais acima de 100 mil reais, decidiram brincar com a vida e com a autoestima de uma menina de 21 anos começando a carreira como estagiária na empresa.

O combinado era sacaneá-la, certos de que jamais seriam punidos.

O domínio dos meandros legais fez com que os algozes tivessem certeza da impunidade.

O ônus da prova ficaria todo com a vítima.

Eles são informados sobre o crime (apesar de seus jovens sócios e demais advogados influentes não olharem essa questão através do mesmo prisma moral dos pobres mortais) e acionam o departamento de gerenciamento de crises para preparar uma ação de acobertamento, caso alguma denúncia seja feita.

O primeiro passo é escrutinar a vida sexual da vítima e catalogar qualquer “desvio de conduta”. Preparam um rol de testemunhas pagas a peso de ouro. Também preparam a compra do silêncio da vítima, ameaçando-a de ter a carreira encerrada em qualquer instituição de peso caso leve adiante a vontade de fazer justiça.

Enquanto isso os jovens sócios se regozijam do crime perfeito, da arte de terem sacaneado a novata. Provavelmente algumas das sócias, ex-estagiárias, também estão rindo.

Não é uma questão de gênero. É uma questão de poder.

Ao mesmo tempo que comemoram a impunidade, os jovens sócios ainda estão eufóricos por serem os responsáveis pelo escritório ter recebido o prêmio de Escritório do Ano no Brasil, pela consagrada publicação International Financial Law Review.

Além de serem jovens e donos do mundo, agora o bônus será polpudo.

Mas a vítima não suportou a pressão.

Decidiu pelo suicídio, em um dos bairros mais nobres da capital.

Merda no ventilador.

Departamento de gestão de crises pesa a mão.

- Alguém tem que levar a culpa...

- Encontramos um culpado!

- Quem é?

- O Sistema de Saúde Brasileiro.

- Como assim?

- Precisamos de um nome. As pessoas precisam ter para quem apontar!

- Topiramato!!!

- Quem é?

- O QUÊ é. Um princípio ativo que "aumenta o risco de pensamentos ou comportamentos suicidas".

- Emitam o Press-Release!

Veículos que derem prosseguimento à apuração podem perder alguns de seus maiores anunciantes.

"Segundo a Polícia Civil, a mãe da Viviane acompanhou a consulta na qual o remédio foi receitado e, em nenhum momento, a médica mencionou o risco.

...

Em nota, a assessoria do Machado Meyer Sendacz Opice informou que  'não há indícios de qualquer relação, direta ou indireta, entre o evento comemorativo do escritório do qual a jovem participou com os colegas de trabalho, e sua morte'." (trecho de notícia do portal UOL)

Alguns delegados também se calam.

A vítima morreu três vezes: no ato da agressão, na impossibilidade de obter justiça e na destruição de sua imagem pública.

O escritório fará de tudo para manter a blindagem em seus jovens sócios criminosos e assassinos, afinal, eles são a fonte de prosperidade do negócio, com sua agressividade e falta de ética.

Estão ali para vencer, para atropelarem os fracos que não aguentam os ritos de passagem para o mundo do poder sem limites, no qual uma jovem mulher não passa de mero brinquedo descartável.

Afinal, a temporada de contratação de novos estagiários está aberta. E elas vão continuar correndo atrás do sonho.

Não é um livro de Scott Turow. Não teremos um herói para desvendar esse crime e fazer justiça. Vai tudo ser varrido para debaixo do tapete.

Não existe nada para ser visto aqui!

Vão lamentar a morte da universitária na Índia.

Vão, vão, seus pobres!



A partir de textos de Felipe B, blogueirasfeministas.com, e UOL Cotidiano.

Um comentário:

Lucia Couto disse...

O conceito cultural de NAÇÃO impede a visão e a leitura do COLETIVO que constitui a HUMANIDADE. O conceito de familia deve mudar, abranger, se expandir para que uma consciência coletiva venha a brotar...Ou o conceito burgues de familia deve ser destruido para dar lugar a um espirito coletivo e solidário entre as nações?....E se fosse a irmã, a filha ou a irmã ou amiga ou esposa????