sábado, agosto 13, 2011

Dia dos Pais: só podia ser coisa de publicitário...



Meu pai.
Mais um Dia dos Pais.

Mais um período movimentado no comércio de todo o Brasil.

Mais uma data em que o verdadeiro espírito da comemoração é esquecido e que a economia prevalece sobre a fraternidade.

Mas...  falemos do que trata o título da postagem.

A origem do Dia dos Pais.

No Brasil o dia dos pais teve uma origem parecida com a do dia das mães, foi ideia de um publicitário. Em 1953 Sylvio Bhering pensou que seria uma boa ideia importar esta comemoração, que já ocorria em diferentes partes do mundo, para o Brasil. A data escolhida foi 14 de agosto, o dia de São Joaquim, pai de Maria, avô de Jesus e padroeiro dos avôs. A iniciativa teve grande apoio do jornal O Globo.

Nos anos seguintes a data foi modificada para o segundo domingo de agosto, sendo este um dia mais propício para as reuniões familiares. Em São Paulo o dia dos pais só começou a ser comemorado em 1955, quando a data passou a ter o apoio da Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show para comemorar a data especial com muitas premiações e lançamentos de discos. Desta forma o dia dos pais pegou de vez no Brasil.

O primeiro registro de uma comemoração do gênero vem da Babilônia, há mais de 4 mil anos, onde o jovem Elmesu moldou em argila um cartão, desejando sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

A fixação de uma data específica para homenagear os pais é divida entre eventos ocorridos em 1908 no estado norte americano de West Virginia e em 1909, quando a estadunidense Sonora Louise Smart Dodd decidiu especificar a data de 19 de junho para demonstrar toda sua admiração por seu pai, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

A primeira comemoração aconteceu em 1910 e as rosas foram definidas como flores oficiais do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Em 1972, o então presidente Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

Outros países do mundo também comemoram o dia dos pais, mas nem sempre a data é a mesma. Na Alemanha a comemoração acontece no Dia da Ascensão, 40 dias depois do domingo de páscoa. Na Tailândia a data escolhida foi 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej. Na Bélgica, Portugal, Angola, Espanha, Itália, Cabo Verde, Andorra e Listenstainea festa ocorre no dia de São José (19 de Março), sendo que em alguns destes países o dia dos pais acontece duas vezes. A primeira no dia 19 de março e a segunda, considerada secular, ocorre no segundo domingo de junho. Na Rússia não existe propriamente o dia dos pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Fonte: http://www.pipocadebits.com

Nenhum comentário: